O Ranzinza Urso-Cinza

Cinzento nasceu de um momento conturbado para mim. As pessoas - esta é a verdade - às vezes, me cansam. Não que eu seja antissocial, mas de tempo em tempo sou acometido de uma vontade devastadora de sumir, trancar-me numa cabana no alta da montanha cercado de música, café e uma máquina de escrever, e hibernar por todo o inverno, somente eu e minha ideias. 

Ponderei, portanto, numa forma de transformar essa inquietude em palavras escritas. Era, no começo, apenas um alter ego, rapaz qualquer que realizava minha fantasia de poder esconder-se na montanha - já que, no mundo dos contos, as coisas são sutilmente mais possíveis. Contudo, aos poucos ele foi ficando mais e mais peludo, um tanto mais rechonchudo e deveras mais mal-humorado. Não era mais um humano. Os humanos são chatos, era disso que eu queria fugir. Um urso, um urso bem ranzinza, um ranzinza urso-cinza. Nascia, assim, o Cinzento. 

Aos poucos, a floresta foi ganhando novas cores e vidas: a hibernação trouxe para Cinzento uma companheira que sabe lidar muito bem com sua rabugice, a Ursa-Parda Eduarda; o fiel amiguinho dentuço e seus problemas de dicção, o Esquilo Danilo; Alce Alceu e a descoberta de que alguns animais nasceram para ser árvores; e até mesmo a fofoqueira Coruja Corina, que gosta de noticiar jornalisticamente tudo que acontece na floresta. A cada novo conto, a floresta vai ficando mais habitada e bonita - para o desespero de Cinzento, que sabe que paz e descanso é um desejo longe de ser realizado. 

Na verdade, O Ranzinza Urso-Cinza é um conto bem humorado para adultos disfarçado de conto infantil. Postado no meu blog, para um público específico, às vezes dizem que a linguagem é complicada para as crianças - que, entretanto, não leem meu blog, e, por isso, não tenho motivo para escrever para elas. Além disso, Cinzento e seus amigos são uma das poucas coisas que já tive orgulho de ter criado. É por isso, talvez, que me pego criando novas aventuras mirabolantes e novos personagens divertidos para habitar essa floresta. Cinzento ainda estará presente neste blog por muito tempo. Espero que seja uma boa notícia para vocês. 
Raphael Cardoso

O Ranzinza Urso-Cinza - Hibernação



Nenhum comentário: