sexta-feira, 16 de outubro de 2009

amor retratado. simplesmente.

Em tempos de Big Brother, Reality Shows e sensacionalismo exarcebado, eis que me deparo com um modo diferente de retratar o cotidiano e de mostrar com sutileza e sensibilidade a pureza dos sentimentos. Esta é a proposta dos irlandeses Quinnford e Scout que, juntos desde de 2008, usam uma Cannon e muita criatividade para registrar sua relação e compartilhar com todos através da World Wide Web.

A proposta do Quinnford+Scout Project é muito simples: dois caras apaixonados retratam seu cotidiano e dividem com que interessar. Como eles próprios definem no site, a intenção é "capturar os pequenos detalhes que sublinham o excitamento de estar com alguém, seja sexualmente, sentimentalmente ou na vida doméstica."

E tudo não passaria de uma exposição gratuita se não fosse a ARTE que esses dois caras colocam em suas fotos, seja nas mais simples, como um preguiçoso desjejum, às mais elaboradas, como um dia ensolarado num parque em Lisboa. A iluminação exata, a câmera posta no ângulo perfeito, os movimentos minuciosamente sincronizados e a espontaneidade que eles alcançam transformam até mesmo o mais singelo momento, que passaria despercebido em nossas rotinas aceleradas, em uma genuína obra-de-arte.

E o que, afinal, move esse projeto e essa sinceridade crua que tais fotos nos revelam?
O Amor. Naquela forma que muita gente já deixou de acreditar e acha que só existe nos filmes melosos hollywoodianos. Um amor sutilmente notado no posicionamento de mãos e num brilho diferente no olhar ou escancaradamente exposto em gestos voluptuosos e ações cheias de desejo.

Paixão, amor, tesão, dia-a-dia... tudo isso se mistura de forma muito artística e sensível nesse corajoso projeto. Vale a pena dar um clique nos links abaixo e conhecer como uma ideia tão desgastada ultimamente - a banalização do cotidiano pelo sensacionalismo televiso - pode tomar rumos bem distintos quando movido pelo amor.

(okay, soou breguinha, mas eu sou o último dos românticos, assumo. risos.)


Links para o Quinnford + Scout Project:





10 comentários:

Lisys disse...

O máximo! Com certeza eles merecem este post! As fotos são de um bom gosto indiscutível. Fazia muito tempo que fotos não me emocionavam desse jeito. Já virei fã dos dois. =) Somos todos breguinhas românticos, rapha. S2

rapha. disse...

haha... quando vi pela primeira vez, já sabia que precisava compartilhar com você =)

dois breguinhas românticos...
e é por isso que somos lindos. e ponto final.

[L]

Leco disse...

adorei essa gente. fui no flickr ver suas imagens. o que é a sensibilidade, né?

rapha. disse...

Leo, bom gosto, sutileza, sensibilidade e amor são sentimentos lindos... é uma pena que esteja tão obsoleto, né?

=S

Leco disse...

rapha, não penso que a sensibilidade esteja obsoleta, mas talvez só adormecida nessa pós-modernidade flúida e líquida. nós, que detemos do poder - saber, talvez sejamos a vávula propulsora para resgatar isso. mas preciso comentar uma coisa. eu gostei muito da idéia dos caras, da sensibilidade, do olhar através da fotografia, só que tiveram alguns registros que eu, particularmente, achei um pouco exposição demais. pode soar moralista, mas não. eu não preciso ver o leite deles. apesar de saber que exista. me entende?

rapha. disse...

sim, leo, também acho que às vezes eles pecam pelo excesso... mas, acho que estou um pouco fascinado e, por isso, tento amenizar essa coisa na minha cabeça... pode ser um choque para os moralistas - e obviamente sei que vc não se encaixa nesse grupo -, e pode ser um modo de aumentar ainda mais as críticas que fazem aos homossexuais - de pervertidos, chamadores de atenção, etc etc...

mas, creio que uma foto não tirou o brilho do trabalho dos caras...

mesmo sabendo que muita gente, preparada para lançar as pedras, vai esquecer de todo o resto ao ver aquela foto.

é isso..
abraços querido ;)

Lisys disse...

dois breguinhas românticos...
e é por isso que somos lindos. e ponto final.

[L]

[2] ^.^

Lisys disse...

Discusão altamente legal e interessante a de vocês dois. Li tudo com o maior prazer. =)

rapha. disse...

hahaha... é cool ser brega romântico U.U
eu pelo menos acho...

e temos que manter acesa essa coisa... porque se depender desse povoi aí, o romantismo vai acabar morrendo..

haha

tô escrevendo bobagens porque a aula de inforática tá um saco ¬¬'
uhuhauhauha

beijo beijo minha florzinha =)

eric disse...

lindo mesmo. a fotografia deles não tem nada de técnica. a iluminação é, na maioria das vezes, luz natural, os angulos deixam a perceber que foi o primeiro e unico antes do disparo. mas é exatamente essa despretensão que deixa esse projeto cheio de natularidade; é daí que vem a beleza e apescto nitido de 'dia-dia' das fotos. invejinha deles. rss