sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

vida de universitário - introdução.

eu praticamente não dormi no domingo. rodei na cama o tempo todo e quando percebi, o céu já havia clareado e era hora de ir, pela primeira vez, pro trabalho de manhã. contudo, minha ansiedade crônica não dizia respeito ao novo turno de serviço e eu já sabia que as borboletas no estômago iam durar até às 6 da tarde: hora de ir pela primeira vez à faculdade.

a caminhada tranquila com as mãos afundadas no bolso era pura fachada pro nervosismo que me consumia lá no fundo. uma olhada básica no mural do pátio e descobri que precisava ir pro teatro, onde haveria a apresentação para os calouros. no caminho, acabei encontrando com a fernanda
no corredor, o que aliviou minha tensão instantaneamente. um rosto conhecido em meio a um mar de novas pessoas é de fazer qualquer um respirar aliviado.
seguimos juntos para o teatro e, depois de acomodados, ouvimos a apresentação dos professores coordenadores de cada curso, assim como o sermão deveras demorado da diretora selma. fernanda acabou ganhando num sorteio entre todos os calouros uma cópia do livro que conta a história da faculdade e teve que pagar o mico de subir ao palco (rs). depois disso, eu segui pra minha primeira aula de didática, enquanto ela seguiu pelo outro corredor.

eu não quero falar especificamente de ninguém da minha turma, porque eu vou passar os próximos 4 anos com eles e não quero que um dia, ao lerem esse blog, eles achem que a primeira impressão foi algo negativo e definitivo. mas sendo muito sincero, confesso que passei os 3 primeiros dias sem gostar nem um pouco da turma. acho que a expectativa colocada nessa faculdade foi tão grande que eu achava que ia chegar lá e no mesmo momento ia rolar afinidade com os quase 30 alunos, que já íamos sair pra tomar umas biritas e colocar todo o assunto dos nossos vinte e poucos anos em dia. mas, obviamente, nada disso aconteceu. então, na quinta-feira, quando a professora de cultura clássica faltou dando-nos a chance de conversar um pouco e nos conhecer melhor, eu percebi que o caminho pode ser um pouco lento, mas que podem surgir ótimas amizades naquela sala. fico na expectativa de um post mais otimista para essa turma nos próximos meses.

em relação às aulas, a primeira vez que eu tive plena certeza de que estava no curso certo foi na terça-feira, durante a aula de teoria da literatura I. quando você está fazendo algo que você realmente gosta, algo que tem completa afinidade com seus gostos pessoais e seus interesses, você pode passar horas falando daquilo sem esboçar qualquer mínimo sintoma de tédio. e isso tem acontecido durante todas as aulas, mas a aula da simone citada acima foi a que mais prendera minha atenção e me fizera ter identificação com o curso. em contra-partida (com hífen ou sem hífen, porque eu ainda não decorei as novas regras ortográficas), a aula de prática de português foi a que me fez tremer na base por alguns momentos: quando a daniele começou a falar de dar 400 horas de estágio e fazer 200 horas de atividades extra-curriculares eu fiquei um tanto apreensivo. mas deixo as preocupações pros próximos períodos. eu terei tempo pra isso.

e, acima de tudo, falta falar da instituição santa dorotéia, um lugar onde eu me sinto bem desde o primeiro dia de dezembro em que passei 10 minutos por lá pedindo informações sobre o vestibular. o engraçado é que, mesmo sendo uma faculdade regida por freiras, não há qualquer autoritarismo religioso ou indução ao catolicismo. você lá é respeitado com sua próprias crenças e seu ponto de vista, contanto que também saiba respeitar a religiosidade inata da instituição. e na quarta-feira, quando me sentei sozinho numa mesa do pátio, debaixo de uma árvore, eu percebi que o ambiente da faculdade é tão agradável que já me dá uma sensação de segundo lar. uma coisa que acho que todo mundo que estuda lá deve sentir também.

bom, a partir de agora o tempo pra internet vai ficar intensamente curto e por isso, pensei em trancar o blog por tempo indeterminado. o que seria um ato errôneo, já que esse cantinho da internet me acompanhou bravamente durante o difícil último ano, sendo quase uma válvula de escape em meio às minhas frustrações cotidianas. eu não posso deixar de escrever aqui agora que eu me sinto tão realizado e cheio de expectativas, vendo uma estrada ensolarada à minha frente rodeada de novas sensações e experiências. o blog continua, obviamente com menos posts, mas com o mesmo amor que eu sempre coloco nas palavras que escrevo aqui.

aos que leem esse blog, um gigantesco obrigado. espero ainda ter muita coisa boa pra compartilhar aqui com vocês durante essa nova empreitada.
aos que torcem por mim, um obrigado do mesmo tamanho. a vibração positiva que eu sinto emanar das pessoas que me amam é de uma força quase palpável.

e é isso. até mais, pessoal. =)
(nunca sei como acabar um post kkkkkkk).

Nenhum comentário: