domingo, 14 de dezembro de 2008

(not so) useless top 5 - álbuns mais ouvidos do ano

o useless top 5 (top cinco inúteis) é um quadro fixo do meu blog que enumera periodicamente os 5 melhores numa categoria irrelevante e sem importância alguma. neste, que é o último do ano, vamos saber quais foram os 5 cds que não pararam de tocar repetidamente no meu computador, meu cd player, meu iPod e até na casa dos meus amigos. são os 5 álbuns que mais ouvi esse ano, de acordo com a confiável fonte que é meu last.fm. todos os cds estão com link para download, bastando clicar nas fotos das capas para baixar. quem sabe eles não viram seus álbuns mais escutados também? ;)

5° lugar: aha shake heartbreak, por kings of leon (2004)
total de execução de suas faixas: 227 vezes

king of the rodeo, a 2° faixa desse álbum já faz parte das minhas músicas favoritas há bastante tempo, desde que a mtv passava o clipe com certa frequência em suas manhãs de música alternativa. mas durante esse ano eu finalmente deixei minha preguiça de lado e baixei a discografia do kings of leon, descobrindo que eles são com certeza uma das melhores bandas de rock na ativa.
do vocal caipira e viril do caleb à bateria alucinada do nathan, aha shake heartbreak foi o álbum que acompanhou meus momentos mais descontraídos e felizes durante esse ano. não foram poucas as vezes que me peguei cantando a plenos pulmões "AHAAA SHAAAAAKE TAPER JEAN GIRL WITH A MOTEL FACE" quando a casa estava vazia, ou fazendo dancinhas com uma guitarra imaginária às mãos durante os solos de "soft".
aha shake heartbreak foi o raio de sol nos meus dias nublados durante esse ano. merecidíssimo 5º lugar =]

faixas: (as minhas faixas favoritas em cada cd estão marcadas com asteriscos)
1- slow night, so long [*]
2- king of the rodeo [*]
3- taper jean girl [*]
4- pistol of fire
5 - milk [*]
6 - the bucket [*]
7- soft [*]
8- razz
9- day old blues [*]
10- four kicks
11- velvet snow
12- rememo
13- where nobody knows [*]

créditos de download: comunidade discografias, no orkut.


4º lugar - o, por damien rice (2003)
total de execução de suas faixas: 241

o damien rice, certas vezes, é incompreendido pelo grande público. algumas pessoas vêem nele um esquisitão com músicas melosas e gritos histéricos, enquanto outros vêem potencial radiofónico o suficiente pra fazer uma super-duper versão em português e tocar suas canções como tema das novelas globais.
mas damien rice, pros fãs de verdade, vai muito além disso. só quem tem um de seus álbuns como álbum de cabeceira consegue entender que sua angústia é verdadeira e que sua música é um jeito de expressar sua tristeza e melancolia. é tão assustadoramente real sua frustração com os sentimentos que é quase palpável.
damien rice foi minha trilha sonora para os momentos mais depressivos desse ano. "delicate" foi um ode a um amor que ainda não vivi, "older chests" foi o regresso de uma nostalgia vívida e "eskimo" um hino à solidão que me acompanhou bem de perto o tempo todo. mais que isso, "o" foi o álbum que foi comigo para a cama, me ninou e trouxe sonhos de dias melhores. fantástico, lindo, verdadeiro. 4° lugar.

faixas:
1- delicate [*]
2- volcano [*]
3- the blower's daughter [*]
4- cannoball
5- older chests [*]
6- amie
7- cheers darlin'
8- cold water [*]
9- i remember
10- eskimo [*]

créditos de download: comunidade discografias, no orkut


3° lugar: riot on an empty street, por kings of convenience (2004)
total de execução de suas faixas: 247

erlend e eirik, os carismáticos músicos que compõem o kings of convenience, fazem magia com seus violões dedilhados, suas vozes aveludadas e seus versos brilhantemente organizados em algumas das canções mais lindas que já ouvi. a paixão pelo duo norueguês é tanta que já os conheço há 2 anos e, mesmo assim riot on an empty street continua sendo um dos cds que mais ouço. e isso não tem menção alguma de mudar enquanto "cayman islands" conseguir me transportar para lugares paradisíacos que não conheço, enquanto "misread" for o tema de um dia ensolarado num parque e "i'd rather dance with you" uma sarcástica canção pop primorosa.
esse álbum é, simplesmente, uma obra-prima. simplesmente. 3º lugar.

faixas:
1- homesick [*]
2- misread [*]
3- cayman islands [*]
4- stay out of trouble [*]
5- know-how
6- sorry or please [*]
7- love is no big truth
8- i'd rather dance with you [*]
9- live long
10- suprise ice
11- gold in the air of summer [*]
12- the build-up [*]

créditos de download: blog rocktown! downloads


2º lugar: 9, por damien rice (2006)
total de execução de suas faixas: 258


e eis o irlandês depressivo novamente, o que não me causa nenhuma supresa, já que damien rice é um dos meus músicos favoritos. mas isso prova a teoria de que a música que ouves é um reflexo do que andas sentindo: num ano em que andei parcialmente recluso, absorto nas minhas verdades e nos meus sentimentos, damien rice foi a trilha-sonora exata, um tiro certeiro para ilustrar que as coisas não andavam bem comigo.
da belíssima balada "dogs" (uma das minhas músicas favoritas do cara) à impactante "me, my yoke and i", 9 foi um bom motivo pra chorar ("9 crimes"), pra berrar ("elephant" e "rootless tree") e pra dizer um foda-se ao mundo e não ter que explicar nada a ninguém ("coconut skins"). obrigado pela companhia, damien. foi de suma importância ;)

faixas:
1- 9 crimes [*]
2- the animals were gone [*]
3- elephant [*]
4- rootless tree [*]
5- dogs [*]
6- coconut skins [*]
7- me, my yoke and i [*]
8- grey room
9- accidental babies
10 sleep, don't weep

créditos de download: comunidade 9 :: Damien Rice, no orkut.


1º lugar: sou, por marcelo camelo (2008)

total de execuções de suas faixas: 334

o controverso álbum solo do camelo foi motivo de discussões calorosas entre os fãs xiitas dos hermanos, que esqueceram de um detalhezinho quase insignificante: se preocuparam tanto em criticar o álbum que não conseguiram sentir a verdade que camelo colocou em cada segundo desse álbum. "sou" não é um álbum para ser ouvido; você precisa estar com seu espírito em harmonia para entender sua grandiosidade.
eu, que já me identificava perfeitamente com as composições dos hermanos, achei no álbum do camelo meu oásis. é até engraçado como "mais tarde" fala da nossa insignificância diante do mundo do mesmo jeito que me sinto diante da complexidade da vida; como "doce solidão" fala da cômoda ausência de alguém para partilhar sua vida, aquele tipo de solidão que você acaba se acostumando por conveniência; e como "vida doce" é carregada de uma esperança lívida com seu ritmo caliente.
é uma pena que as pessoas não tenham conseguido sentir a discreta miscelânea de emoções que é o "sou". pra mim, esse é um retrato sonoro perfeito do que o ano de 2008 representou pra mim. convenientemente onde devia estar: 1º lugar.

faixas:
1- téo e a gaivota [*]
2- tudo passa [*]
3- passeando
4- doce solidão [*]
5- janta [*]
6- mais tarde [*]
7- menina bordada [*]
8- liberdade [*]
9- saudade
10- santa chuva [*]
11- copacabana [*]
12- vida doce [*]
13- saudade [*]
14- passeando

créditos de download: comunidade marcelo camelo, no orkut

Nenhum comentário: