quarta-feira, 9 de julho de 2008

useless top 5 - carreiras fracassadas

- o useless top 5 (top 5 inúteis) será um quadro fixo do meu blog, enumerando periodicamente os 5 melhores numa categoria irrelevante e sem importância alguma.

no useless top 5 de hoje, a lista mostrará um punhado das minhas invenções de moda nesses 22 anos que nunca deram muito certo: desde comerciante mirim a escritor de pseudos contos eróticos, essas são as minhas 5 carreiras fracassadas.

5º lugar: comerciante mirim
quando eu era pequeno, com uns 8 ou 9 anos, eu tinha um vislumbre por comércios, lojas e tudo ligado à compra e venda de produtos. no começo, eu expressava essa obsessão atráves de brincadeiras, pegando fitas cassete para fingir que eu tinha uma locadora, por exemplo. contudo, por duas vezes, eu levei a brincadeira um pouco além: na primeira delas, usei o pouco de dinheiro que tinha para comprar balas, doces, pirulitos e afins e, na varanda da minha casa, montei uma pequena bomboniere. só que, se eu pagasse x por determinado doce, eu cobrava metade no meu pequeno comércio, ou seja, minha noção de lucro era realmente fantástica. meu pai me explicou diversas vezes que eu precisava cobrar a mais do que eu havia gastado, mas eu não dava a mínima importância para o dinheiro. entrei em falência (obviamente) e eis que caio em outro ramo do comércio: locação de fitas de video-game. na varanda da minha casa também, peguei as fitas de master-system do meu primo e organizei uma mini-locadora. minha única cliente, andréia (prima do marcinho, citada no post sobre a viagem de petrópolis) deu um calote na loja, alugando uma fita e não querendo devolvê-la. e mais um vez fui obrigado a fechar as portas graças a esse incidente (rs).
5º lugar paras as tentativas frustradas de comércios na varanda da minha casa.

4º lugar: compositor
o período jamil el-jaick foi o ápice do meu momento gênio-criativo, tanto que todas as posições a partir daqui compreendem-se entre esse anos. mas, no segundo ano, depois que eu e carina escrevemos uma canção melosa enquanto ela tocava o violão, surgiram mais 16 canções que seriam o repertório do cd de estréia da nossa banda imaginária, o kyron. na verdade, ninguém sabia tocar porcaria nenhuma e as composições eram uma droga, mas um pequeno grupinho dos meus amigos aprendiam as letras e catnávamos juntos enquanto descíamos pedras ou em momentos mais íntimos.
não colocarei nenhuma letra completa aqui por pura vergonha (rs), mas aí vão alguns dos versos mais infames que a música brasileira já viu:

"depois de um belo banho, abro o guarda-roupas para escolher a roupa ideal
sinto logo o clima, o astral lá em cima / vou arrasar no visual"
- é so para curtir, canção sobre sair na noite de sábado com os amigos.

"aí vai um toque amigo para você se ligar
curta bem a adolescêcia, ela nunca vai voltar"
- curtindo a adolescência, faixa que servia como trilha sonora do livro que eu havia escrito naquele ano (mais detalhes abaixo).

mas o ápice do cd era uma faixa bem humorada narrando uma viagem de carro para o litoral. num dos momentos da epopéia musical, eis que surge o seguinte verso poético:

"tudo já estava horrível mas podia piorar
minha tia marieta tava querendo mijar
a chuva tava muito forte, ela não ia lá fora
e resolveu o seu problema com uma garrafa de coca-cola
levanta a saia, tira a roupa, o mijo começa a jorrar
e meu irmão não tira o olho: "tô vendo sua xo**ta!"
a garrafa era pequena, começou a transbordar
e o mijo da minha tia nos meus pés veio parar
mamãe pega o perfurme e espirra no ar assim (tsssssssssss)
misturando vômito e mijo com perfume de jasmim
tia marieta, aliviada, põe a roupa no lugar
meu irmão ainda gritando: "eu vi sua xo**ta!"

tanta poesia não podia ficar de fora do useless top 5. 4º lugar para o kyron e suas canções - e em breve prometo colocar essa letra na íntegra aqui no blog (rs).

3º lugar: promotor de prêmios musicais
vma, vmb, grammy, prêmio tim... tudo ficou para trás em 2004, quando surgiu o PAMA. o que é o PAMA? como não sabes, meu deus! em que planeta você vive? (rs).
o Paraíso Annual Music Awards aconteceu em abril de 2004, na varanda da casa do diego. era uma premiação como o grammy, tirando o glamour e todo o resto (rs). mais de 24 pessoas votaram em seus artistas favoritos através de formulários feitos à maquina de escrever, porque naquela época ninguém tinha computador por aqui ainda. os apresentadores do prêmio, eu e filipe, não sabíamos o texto, nos atropelávamos, falávamos juntos e suavámos como se estivêssemos no saara. a decoração do prêmio incluía uma cartolina com o nome dos indicados e um pisca-pisca de lâmpadas de natal escrevendo PAMA na parede. o figurino era terrível, indo de uma camisa florida a la hawaii a uma camiseta preta do limpbizkit.
mas o pior de tudo: toda essa bagunça musical foi gravada e hoje em dia é arquivo indispensável da nossa adolescência. ingrid viera gravar tudo e acabou se tornando câmera-girl oficial dos meus projetos retardados.
a 2º edição do pama chegou a ser projetada e o blog onde as pessoas poderiam votar ainda está ativo: http://pama2006.blogspot.com/ . mas como nunca aconteceu, a 1º edição é o verdadeiro clássico e fica aqui com a 3º posição.
fotos do PAMA 2004:


foto 1: os apresentadores se preparando para o próximo prêmio. note a umidade de suor no rosto deles, as cartolinas na parede e marcinho cuidando do buffet do espetáculo (um super churrascão rs).
foto 2: a galera reunida no final do programa, com o pisca-pisca ao fundo.
foto 3: galerinha rock'n'roll... uhu! (rs)
em breve eu tentarei conseguir a versão filmada dessa pérola e colocarei no youtube, beleza? é algo que realmente vale a pena para quem está a fim de dar boas risadas.

2º lugar: roteirista e diretor de cinema
o sucesso do pama acarretou um período megalomaníaco de projetos um tanto ambiciosos. o fato de ter uma câmera a disposição agora serviu de incentivo para colocar em prática um dos meus sonhos desde infância: o de fazer um filme.
o roteiro foi escrito em um dia apenas e contaria a história de betinha, uma hermafrodita que depois de perder o amor da sua vida por causa da sua situação biológica, resolve rodar o mundo para encontrar pai xunxê, um macumbeiro e única pessoa que pode ajudá-la a resolver o problema. em sua viagem pelo mundo ela era perseguida pelos capachos de michelle, a nova namorada de pedro paulo emanoel francisco, sua alma gêmea. infelizmente eu não encontrei o roteiro original aqui em casa, mas vou pegá-lo na casa do diego e digitá-lo, porque realmente vale muito a pena.
a escolha do elenco foi simples e rápida: filipe faria betinha, obviamente, enquanto diego seria seu par romântico. lauane foi convocada para fazer michelle, a vilã do filme e gustavo faria o macumbeiro pai xunxê. lorelay teria uma pontinha como a empregada que não sabia cozinhar, enquanto eu, além de dirigir (rs) faria com leandro o papel dos capatazes que perseguem betinha. um elenco brilhante para uma história fantástica.
o filme ganhou o nome de "meu vizinho é uma surpresa", e antes de ser deixado de lado, infelizmente, teve um dia desgastante de filmagens. há por volta de 8 minutos de material desse projeto, onde filipe, caracterizado de betinha, arranca risadas de toda a equipe, lauane não consegue decorar seu texto e lorelay grava ao telefone (única cena realmente terminada). esse material nunca foi visto, porque não temos a fita suporte para apreciar esses momentos de pura diversão. mas eu ainda coloco isso aqui no blog, vocês vão ver só! por enquanto, "meu vizinho é uma supresa fica com o 2º lugar, como a carreira mais fracassada de alguém no cinema.

1º lugar: escritor
minha carreira de escritor começou cedo, lá pela 5º série no jardel hottz. nessa época, eu escrevia pequenos contos de 20 ou 30 páginas, todos em letras engarranchadas e com conteúdo muitas vezes plagiado de outras obras. para incentivar as pessoas a lerem o que eu escrevia, eu fazia pequenos mistérios e quem os descobria, ganhava um super lanche na cantina da dona enedina (rs). marketing é a alma do negócio.
o primeiro romance veio por volta dos anos 2000 e é um retrato do que eu vivia àquele ano. "curtindo a adolescência" conta a história de carol, uma menina que acabara de trocar de escola e se apaixonar pelo cara mais popular do colégio. um enredo tipicamente de malhação, mas essa era exatamente a intenção. muitas coisas do que eu vivia e sentia naquela época estão infiltradas na história com sutileza e na escola o livro acabou sendo um sucesso. levei por volta de 9 meses para escrevê-lo e por não ter feito rascunho, o livro contém muitos erros e um português deveras básico. obsoleto, mas muito importante na minha vida, esse foi meu primeiro livro.
logo no começo de 2001, animado com a boa recepção dos meus amigos, comecei a escrever meu 2º romance. paty e digão, os protagonistas, depois de viver um romance litorâneo tórrido, são separados pelo cotidiano e com a eminência de nunca mais se encontrarem. vivem suas vidas e, 20 anos depois, se reencontram para continuar o que não puderam naquela época. essa é a história de "um dia espero te reencontrar", projeto muito mais ambicioso e trabalhado que seu antecessor: 1 ano e meio escrevendo-o e mais 3 meses depois para passar suas 700 páginas a limpo à mão. contudo, o reflexo da minha época mais depressiva está presente no livro e a protagonista acaba morrendo no final, causando a fúria de TODOS os meus amigos. o final acabou não sendo muito bem recebido e há relatos de pessoas que choraram com a morte de paty às vésperas do seu casamento com digão.
e em 2005/2006 era a vez de gabriel e os seus "segredos em sol nascente", o melhor dos 3 trabalhos mesmo sendo abandonado pela metade. a história do rapaz que larga sua vida para recomeçar numa pequena cidade litorânea atraiu a atenção de muitas pessoas, tanto que sua comunidade no orkut obtivera mais de 130 membros. com base no suspense e no mistério, mas ainda muito preso à fórmula novela-das-oito, até hoje as pessoas me perguntam por que gabriel foi embora, por que ele não tira a camisa e todas as outras questões da trama. infelizmente, as respostas continuam guardadas no meu cérebro e não têm a mínima intenção de sair de lá. o projeto foi abandonado quando percebi que o meu foco estava totalmente errado e, que para continuar escrevendo-o, eu precisaria recomeçar e retirar muita coisa desimportante para a trama. a preguiça nunca deixou que eu fizesse nada disso (rs).

por ser a minha carreira fracassada de maior conhecimento, meus 3 livros estão aqui no primeiro lugar. até o próximo useless top 5 ;)

Nenhum comentário: